Lêndeas mortas: o que fazer?

Lêndeas mortas: o que fazer?

Nos centros Sem Mais Piolhitos perguntam-nos frequentemente: porque é que as lêndeas mortas não desaparecem? Existe o perigo de os piolhos voltarem? Explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre as lêndeas.

Existem lêndeas mortas?

A primeira coisa que queremos deixar claro é que as lêndeas mortas, geralmente, não existem. A principal razão pela qual dizemos que as lêndeas estão mortas, é porque as cápsulas delas permanecem no cabelo, mesmo após o nascimento dos piolhos. Isto é muito diferente de existir um piolho morto no interior dessa cápsula.

Como distinguir uma lêndea vazia de uma lêndea viva?

Distinguir uma lêndea com piolho duma lêndea morta é, teoricamente, muito simples. A lêndea vazia, é muito menos consistente, e o seu formato é achatado. Além disso, é muito mais fácil de descolar do cabelo, pois a matéria que a constitui degrada-se ao longo do tempo. As lêndeas vazias são tendencialmente brancas. Quando uma lêndea ainda está viva, tende a ser mais acastanhada.

As lêndeas podem fazer reaparecer a infestação?

Um ovo vazio não pode gerar uma nova infestação. Contudo, uma vez que as diferenças entre os ovos cheios e vazios são muito subtis, não devemos confiar que a infestação terminou, se persistir a existência de lêndeas ou cápsulas no cabelo. É muito difícil ter a certeza absoluta se um ovo está morto ou não. Por isso, é sempre aconselhável remover todos os elementos do cabelo que possam renovar o ciclo do piolho!

 

Não fique na dúvida: marque um diagnóstico gratuito num dos nossos centros para saber se as lêndeas estão vivas ou “mortas”.

 

Nos centros Sem Mais Piolhitos, somos pioneiros no tratamento em três fases: aspiração, remoção com pente profissional e inspecção com lupa e pinça, oferecendo total garantia. Recorremos somente a tecnologia, sem químicos. O nosso tratamento é adequado a pessoas com alergias ou mulheres grávidas. O nosso diagnóstico é rápido e gratuito e pode ser marcado em qualquer um dos nossos centros.

Marcações para eliminar piolhos e lêndeas

Porto 938 386 825 | Braga 930 487 512 | Maia 911 751 229 | Vila do Conde/Póvoa de Varzim 910 171 605 | V. N. Gaia 938 386 827