Como usar um pente antilêndeas?

Como usar um pente antilêndeas – passo a passo?

Os pentes profissionais antilêndeas são ferramentas indispensáveis para a remoção de piolhos e lêndeas, mas a sua utilização não é tão simples como parece, se quisermos maximizar a sua eficácia. Então como é que se deve utilizar um pente antilêndeas? Segue-se uma  descrição passo a passo sobre a utilização deste pente para obter os melhores resultados.

Antes de começar a utilizar o pente antilêndeas:

  • Preparar todos os materiais antecipadamente. Isso facilitará muito a tarefa e reduzirá também a possibilidade de contágio de outras pessoas.
  • Ter luz adequada. Escolher um local da casa que tenha luz direta e constante, acrescida de uma lâmpada com um pé móvel que possa utilizar para apontar para a área de interesse. Pense que esta tarefa pode demorar algum tempo, por isso é conveniente que a luz possa ser movida para mudanças de postura.
  • Ter um lugar adequado para depositar os piolhos. Use um recipiente alto para limpar o pente e depositar a matéria recolhida. Ao passar o pente, os ovos e os piolhos são libertados do cabelo e ficam presos aos dentes metálicos. É importante limpar o pente antes de realizar a próxima passagem no cabelo. Pode também recorrer a uma toalha para ajudar a limpar os dentes.
  • Isolar a área em volta. É aconselhável colocar um saco de lixo (ou outro material isolante)à volta da cadeira onde se encontra a pessoa afetada, porque por vezes muitos dos parasitas vão cair. Esta prática também facilitará a limpeza, posteriormente.
  • Apostar num pente anti-lêndeas de qualidade. No nosso artigo Porque é que um bom pente antilêndeas é tão importante? já vimos quais são as características que um pente deve ter e quais as nossas recomendações para adquirir um. Tenha sempre em mente que um bom pente é essencial para conseguir eliminar piolhos e lêndeas de forma eficaz.

Como utilizar o pente antilêndeas?

Passo 1: Lavar o cabelo. Antes de começarmos, devemos lavar bem o cabelo com um champô normal, para que não confundamos os ovos de piolhos com meros resíduos ou caspa.

Passo 2: Desembaraçar o cabelo. Uma vez limpo o cabelo, devemos escová-lo e desembaraçá-lo totalmente para facilitar o deslizamento do pente. Podemos usar um condicionador ou óleo para ajudar na tarefa.

Passo 3: Dividir o cabelo. Trabalhar o cabelo por secções vai contribuir para uma maior eficiência na eliminação dos parasitas. Ao dividir o cabelo impedimos que os piolhos se escapem de uma zona para outra, perante ameaça do pente.

Passo 4: Passar o pente. O pente antilêndeas tem uma forma muito particular. É importante usá-lo na posição vertical e sempre na mesma direcção, desde a raiz até às pontas, colocando a base do cabelo entre os dentes. Ao passar o pente é aconselhável usar luz direcionada  para verificar se não há nenhum ponto branco agarrado ao cabelo. Se ainda persistirem lêndeas, teremos de passar o pente quantas vezes forem necessários até elas desaparecerem.

Passo 5: Guardar a matéria recolhida em recipiente fechado. Os piolhos não vivem mais de 48 horas fora das cabeças. Assegure-se que depois de passar o pente, eles permanecem esse tempo dentro de um saco ou recipiente resistente, e bem fechado.

Passo 6: Desinfetar o pente. Uma correta higienização do pente impedirá que os parasitas que possam ter permanecido entre os dentes possam alojar-se de novo no cabelo, nos tecidos etc. Em utilizações de tipo uso doméstico, é suficiente mergulhar o pente durante 5 minutos numa solução desinfectante.

Passo 7: Lavar a roupa. Após a utilização do pente, lave as suas roupas a uma temperatura elevada. Os piolhos não resistem a temperaturas altas, por isso, para garantir a higienização das roupas (toalhas, T-shirts, calças, etc.), é aconselhável colocá-las diretamente na máquina de lavar .

Nos centros Sem Mais Piolhitos, somos pioneiros no tratamento em três fases: aspiração, remoção com pente profissional e inspecção com lupa e pinça, oferecendo total garantia. Recorremos somente a tecnologia, sem químicos. O nosso tratamento é adequado a pessoas com alergias ou mulheres grávidas. O nosso diagnóstico é rápido e gratuito e pode ser marcado em qualquer um dos nossos centros.

Marcações para eliminar piolhos e lêndeas

Porto 938 386 825 | Braga 930 487 512 | Maia 911 751 229 | Vila do Conde/Póvoa de Varzim 910 171 605 | V. N. Gaia 938 386 827