Como prevenir piolhos nas crianças em idade escolar

Como prevenir piolhos nas crianças em idade escolar

Ugh, piolhos! O pensamento faz os pais estremecerem de medo. Estes parasitas parecem ser uma prova perfeita de má higiene, mas o facto é que a frequência com que se lava o cabelo não tem nada a ver com a possibilidade de contrair o irritante pediculus humanus capitis.

“Os piolhos precisam literalmente de uma ponte para atravessar de uma cabeça para a outra. O nosso cabelo é essa ponte”, diz Nancy Fields of Lice Happens Maryland. “Os piolhos não podem voar. Mesmo tendo seis pernas, eles não têm músculos como as pulgas para pular ou saltar. Mas eles têm garras especificamente desenhadas para se agarrarem ao cabelo humano. E são muito bons a fazer isso.”

Então, uma das melhores maneiras de apanhar piolhos é simplesmente ser uma criança. Coisas como abraçar, juntar cabeças a colorir um desenho com lápis de cera, sussurrar segredos – todas atividades muito normais para as crianças – são oportunidades de migração para os piolhos. Fields observa que sempre que o cabelo de uma pessoa está a tocar no cabelo de outra, há um risco. “As crianças têm muita proximidade no espaço pessoal. Elas interagem com todos muito de perto”, diz ela. “À medida que os adultos crescem, o espaço entre eles aumenta”.

Para ajudar a prevenir os piolhos, as crianças com cabelo comprido devem amarrá-lo para trás. Assim como o cabelo solto entra em contacto com a comida, ele entra igualmente em contacto com o cabelo de outras crianças. As crianças também devem ser encorajadas a não partilhar coisas de cabeça em cabeça, incluindo chapéus, bandoletes, acessórios de cabelo, almofadas ou pentes.

Há também maneiras de repelir piolhos. Os pais podem usar óleos ou os champôs repelentes de piolhos “Não é uma armadura, mas ajuda”, nota Fields.

É importante notar que, embora mais raro, uma criança pode hospedar piolhos que são transferidos por sentar no mesmo sofá ou estofo do carro onde esteve uma pessoa infetada. Essencialmente, assim que os piolhos deixam o couro cabeludo, eles começam a morrer. “Se um piolho se afastou da cabeça humana, ele tentará encontrar uma novamente”, explica Fields.

Os pais devem estar atentos às técnicas de prevenção durante os acampamentos de verão, dormidas em casa de amigos, férias e outros eventos em que as crianças estão em contacto com outras crianças. Eles também devem inspeccionar frequentemente a cabeça dos filhos e estarem atentos a sintomas como comichão.

Os sintomas da infestação de piolhos variam de subtis a pronunciados. Algumas crianças podem coçar na base do pescoço ou no couro cabeludo. Como os piolhos são mais ativos à noite, muitas crianças podem queixar-se de ter dificuldade em dormir. Uma criança pode queixar-se que sente que algo se está a mexer na cabeça. A pediculose tem sintomatologia diferente para pessoas diferentes. Algumas crianças podem nunca coçar-se, mesmo que estejam profundamente infetadas. Outras podem ficar muito queixosas com apenas um único bicho.

É importante notar que, visualmente, os piolhos são mais susceptíveis de serem apanhados enquanto ainda são lêndeas – o ovo de onde nasce um piolho. Se os pais vêem manchas de caspa no cabelo de uma criança que não se desprendem quando esfregadas com um dedo, pode ser um ovo. Piolhos com menos de duas semanas serão difíceis de ver. Por isso, apanhar e remover as lêndeas é a melhor forma de tratamento, embora possa exigir um pente apropriado.

Se uma criança tem piolhos, a família precisa de entrar em modo de prevenção. Basta um parasita para criar uma colónia na cabeça de cada membro da família, independentemente do seu género, nível de higiene ou classe social.

How to Prevent Head Lice Infestation in School Aged Children
Andy Netzel
in Fatherly

 

Porto 938 386 825 | Braga 930 487 512 | Maia 911 751 229 | Vila do Conde 910 171 605

#SemMaisPiolhitos #EliminarPiolhos #Piolhos #SemMaisPiolhitosPorto #EliminarPiolhosPorto #PiolhosPorto #SemMaisPiolhitosBraga #EliminarPiolhosBraga #PiolhosBraga #SemMaisPiolhitosMaia #EliminarPiolhosMaia #PiolhosMaia #SemMaisPiolhitosVilaDoConde #EliminarPiolhosVilaDoConde #PiolhosVilaDoConde